sexta-feira, 8 de março de 2013

A Mulher que notou os operários: Tarsila do Amaral


Neste 08 de março de 2013, quero felicitar as mulheres por nosso dia, e lembrar nesta data um ícone feminino, que marcou a história brasileira com sua arte e consciência social:  a pintora Tarsila do Amaral.

Tarsila do Amaral foi uma célebre pintora e desenhista brasileira, nascida em 1886, e considerada uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, juntamente com a memorável Anita Malfatti.

No ano de 1906, Tarsila contraiu núpcias, mas rapidamente o primeiro casamento da artista chegou ao fim, em decorrência da grande diferença cultural do casal.

Seu primeiro esposo era contrário ao desenvolvimento artístico de Tarsila, já que ele era conservador e, conforme a ideologia dos homens da época, a mulher só deveria se dedicar aos trabalhos domésticos.

Revoltada com a opressão do esposo, Tarsila se separou, mas só conseguiu a anulação do casamento anos depois.

Em 1931, Tarsila viajou à União Soviética com seu novo marido, o psiquiatra Osorio Cesar, que a ajudaria a se adaptar às diferentes formas de pensamento político e social.

Após, em Paris, Tarsila sensibilizou-se com as problemáticas da classe operária. Inclusive, por ficar descapitalizada, Tarsila trabalhou como operária de construção, pintora de paredes e portas, o que a auxiliou a obter o dinheiro necessário para retornar ao Brasil.

 Com o advento da crise de 1929, Tarsila perdera praticamente todo o seu patrimônio.

Tarsila integrava reuniões políticas de esquerda no Brasil, e ao chegar de uma viagem à URSS foi considerada suspeita e presa, sob a acusação de subversão.



No ano de 1933 Tarsila pintou o quadro “Operários”, momento a partir do qual inicia uma fase de temática mais social, da qual outro exemplo é seu quadro “Segunda Classe” (figura abaixo). 
Uma grande tragédia na vida pessoal de Tarsila ocorreu em 1966, quando sua única filha faleceu. O terrível acontecimento a aproximou do espiritismo, conforme declarou na época.

A partir daí, Tarsila passou a vender seus quadros, doando parte do dinheiro obtido a uma instituição beneficente administrada pelo médium Chico Xavier, de quem se tornou amiga pessoal.

Tarsila do Amaral, a artista-símbolo do modernismo brasileiro, faleceu no ano de 1973 em São Paulo, acometida de depressão.

Como pode ser visto na síntese acima, Tarsila do Amaral não foi apenas uma notória artista. Tampouco limitou-se a ser uma mulher a frente do seu tempo, que se destacou por suas opiniões e atitudes modernas.

Tarsila do Amaral se destacou como uma mulher idealista, com consciência social e solidária à luta da classe operária pela conquista de direitos trabalhistas, dignidade  e melhores condições de labor.

O quadro “Operários” é uma verdadeira fonte histórica, porque reproduz o momento de repressão vivido pelos trabalhadores, que laboravam em jornadas extensas, sob pressão e sem garantias mínimas para a saúde e bem estar.

A Mestre em Direito Dayse Coelho de Almeida* comenta o significado da tela “Operários”:
“A tela da magnífica Tarsila abriga a fábrica/indústria, nos moldes de Revolução Industrial, simétricas, poluidoras, monocromáticas (tons de branco e preto). Observemos que a fábrica e os trabalhadores estão separados e ocupam contextos diversos. A frieza da monocromia contrasta com o calor das cores da diversidade humama. A fábrica, nos parece, apenas aguarda os trabalhadores para mais um dia de labor.

Os trabalhadores encaram o(a) observador(a) da tela. E os trabalhadores, o que aguardam? Parece que Tarsila grita: "Eles aguardam que você os veja!" Essa magnífica artista encontrou a mais bela expiração que existe, o outro. Neste instante de contemplação à sua obra é inexorável reconhecer o papel do Direito do Trabalho no mundo. Aliás, de há muito que o Direito do Trabalho assumiu, com orgulho e responsabilidade, sua função de promotor de direitos humanos”.

Enfim, Tarsila do Amaral é um exemplo da classe feminina, e sua trajetória de vida, em especial nas searas artística e social, por si só é uma verdadeira homenagem para as mulheres brasileiras, bem como para todos que defendem os direitos sociais.


"Minha força vem da lembrança da infância na fazenda, de correr e subir em árvores. E das histórias fantásticas que as empregadas negras me contavam."
(Tarsila do Amaral)
 

"Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo."
(Tarsila do Amaral) 

* ALMEIDA, Dayse Coelho de. Tarsila do Amaral e sua tela Operários: impressões. Estudos Trabalhistas, 18 abr. 2009. Disponível em: <http://estudostrabalhistas.blogspot.com.br/2009/04/tarsila-do-amaral-e-sua-tela-operarios.html>. Acesso em 07 mar. 2012.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!!!!