Neste 08 de
março de 2013, quero felicitar as mulheres por nosso dia, e lembrar nesta data
um ícone feminino, que marcou a história brasileira com sua arte e consciência
social: a pintora Tarsila do Amaral.
Tarsila do
Amaral foi uma célebre pintora e desenhista brasileira, nascida em 1886, e considerada
uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento
modernista brasileiro, juntamente com a memorável Anita Malfatti.
No ano de
1906, Tarsila contraiu núpcias, mas rapidamente o primeiro casamento da artista
chegou ao fim, em decorrência da grande diferença cultural do casal.
Seu primeiro
esposo era contrário ao desenvolvimento artístico de Tarsila, já que ele era
conservador e, conforme a ideologia dos homens da época, a mulher só deveria se
dedicar aos trabalhos domésticos.
Revoltada
com a opressão do esposo, Tarsila se separou, mas só conseguiu a anulação do
casamento anos depois.
Em 1931,
Tarsila viajou à União Soviética com seu novo marido, o psiquiatra Osorio
Cesar, que a ajudaria a se adaptar às diferentes formas de pensamento político
e social.
Após, em
Paris, Tarsila sensibilizou-se com as problemáticas da classe operária. Inclusive,
por ficar descapitalizada, Tarsila trabalhou como operária de construção,
pintora de paredes e portas, o que a auxiliou a obter o dinheiro necessário
para retornar ao Brasil.
Com o advento da crise de 1929, Tarsila perdera
praticamente todo o seu patrimônio.
Tarsila
integrava reuniões políticas de esquerda no Brasil, e ao chegar de uma viagem à
URSS foi considerada suspeita e presa, sob a acusação de subversão.
No ano de
1933 Tarsila pintou o quadro “Operários”,
momento a partir do qual inicia uma fase de temática mais social, da qual outro
exemplo é seu quadro “Segunda Classe” (figura abaixo).
Uma grande
tragédia na vida pessoal de Tarsila ocorreu em 1966, quando sua única filha
faleceu. O terrível acontecimento a aproximou do espiritismo, conforme declarou
na época.
A partir
daí, Tarsila passou a vender seus quadros, doando parte do dinheiro obtido a
uma instituição beneficente administrada pelo médium Chico Xavier, de quem se
tornou amiga pessoal.
Tarsila do
Amaral, a artista-símbolo do modernismo brasileiro, faleceu no ano de 1973 em
São Paulo, acometida de depressão.
Como pode
ser visto na síntese acima, Tarsila do Amaral não foi apenas uma notória
artista. Tampouco limitou-se a ser uma mulher a frente do seu tempo, que se
destacou por suas opiniões e atitudes modernas.
Tarsila do
Amaral se destacou como uma mulher idealista, com consciência social e
solidária à luta da classe operária pela conquista de direitos trabalhistas,
dignidade e melhores condições de labor.
O quadro “Operários” é uma verdadeira fonte
histórica, porque reproduz o momento de repressão vivido pelos trabalhadores,
que laboravam em jornadas extensas, sob pressão e sem garantias mínimas para a
saúde e bem estar.
A Mestre em
Direito Dayse Coelho de Almeida* comenta o significado da tela “Operários”:
“A tela da
magnífica Tarsila abriga a fábrica/indústria, nos moldes de Revolução
Industrial, simétricas, poluidoras, monocromáticas (tons de branco e preto).
Observemos que a fábrica e os trabalhadores estão separados e ocupam contextos
diversos. A frieza da monocromia contrasta com o calor das cores da diversidade
humama. A fábrica, nos parece, apenas aguarda os trabalhadores para mais um dia
de labor.
Os
trabalhadores encaram o(a) observador(a) da tela. E os trabalhadores, o que
aguardam? Parece que Tarsila grita: "Eles aguardam que você os veja!"
Essa magnífica artista encontrou a mais bela expiração que existe, o outro.
Neste instante de contemplação à sua obra é inexorável reconhecer o papel do
Direito do Trabalho no mundo. Aliás, de há muito que o Direito do Trabalho
assumiu, com orgulho e responsabilidade, sua função de promotor de direitos
humanos”.
Enfim, Tarsila do Amaral é um exemplo da
classe feminina, e sua trajetória de vida, em especial nas searas artística e
social, por si só é uma verdadeira homenagem para as mulheres brasileiras, bem como para
todos que defendem os direitos sociais.
"Minha
força vem da lembrança da infância na fazenda, de correr e subir em árvores. E
das histórias fantásticas que as empregadas negras me contavam."
(Tarsila do
Amaral)
"Eu
invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo."
(Tarsila do
Amaral)
* ALMEIDA, Dayse Coelho de.
Tarsila do Amaral e sua tela Operários: impressões. Estudos Trabalhistas, 18
abr. 2009. Disponível em: <http://estudostrabalhistas.blogspot.com.br/2009/04/tarsila-do-amaral-e-sua-tela-operarios.html>. Acesso
em 07 mar. 2012.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!!!!